quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O espião



Olá queridos, mais uma dica da Ana no pedaço e dessa vez o nome do filme é O espião, mais um filme de casos reais que não se sabe o final ao certo (adoro isso).
O espião conta a história de um jovem Irlandes que, por não ter nenhuma perspectiva de futuro, precisar sustentar sua familia e ter uma opinião decide participar do IRA (Irish Republican Army) mas estava sendo "espionado" por agentes do MI5 (força especial da policia britanica) que decidem recrutá-lo como espião, o que eles chamam de Ganso, no filme.Após ter entrado para o IRA e ter aceitado o trabalho de informante do MI5 a vida de Martin McGartland parece dar uma ginada onde tudo se embola .Sua "namoradinha" fica gravida e agora ele precisa pensar em sua familia, os agentes do MI5 o pressionam para que entre cada vez mais nas armações do IRA e o IRA o pressiona para que seja cada vez mais um grande "militante" até que, após uma operação na Escócia ele é descoberto e então a caçada começa, o espiãodo MI5 que o ajudava agora não é mais do MI5 e todos os seus "colegas" do IRA estão atras dele, pois um traidor recebe a sentença de morte.Após ser capturado pelo IRA e torturado o espião do MI5 consegue resgatá-lo e levá-lo para sua casa no Canadá. E então voltamos para o inicio do filme, onde ele é baleado dentro do carro.
Nos créditos finais nós ficamos sabendo que em 2007 o IRA e o MI5 se encontraram e fizeram um acordo de paz e Martin McGartland continuou vivo, mas não se sabe por onde ele anda.Ele nunca mais viu a familia, nem sua mãe nem sua mulher e nem os dois filhos.E dá pra acreditar que sua familia acha que ele morreu.

O filme tem adrenalina, não te entedia e até causa algumas risadas, se o seu estomago for fraco passe as partes de tortura.O elenco tras nomes de peso como Ben Kingsley, mas todos os outros personagens são feitos por atores de menor esposição como Jim Sturgess e Kevin Zegers, que não deixam de fazer um bom trabalho.A história real do filme é de Martin e toda a guerra que ocorria na Irlanda nos anos 80, quando tropas britanicas tomaram as ruas irlandesas por anos, quando deveriam ter ficado apenas alguns dias.Durante o filme aparessem gravações televisivas reais o que dá o ar de um semi-documentário.

Então no final de tudo isso, o que tenho a dizer é que o filme é bom e que vale a pena.
beijos Ana.

3 comentários:

Ana Coelho (안아 토끼) disse...

OMFG! Ficou grande.

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador... Vi o trailler na Tv achei interessante... mas ainda não sei se vai valer o ingresso. Gosto +/- do Kinsley, mas não muito- ele ficou muito marcado pela atuação em Gandhi ... Me lembra muito o Lima Duarte X Zeca Diabo( cangaceiro de o Bem amado)

Igor Pinheiro disse...

Fiqei interessado.
Gosto bastante de coisas relacionadas à espionagem e tals, e se o filme é baseado em fatos reais mesmo, mais legal ainda. Correrei atrás... ou pelo menos vou guardar o nome pra lembrar!